Manual de Uso do App da Mensa Brasil para Carteirinhas Virtuais
1. Baixe o App:
Antes de começar, baixe o aplicativo Mensa Brasil em seu dispositivo:
2. Pré-Requisitos:
– Possuir um smartphone Android ou iPhone.
– Ter um email@testes.mensa.org.br
– O aplicativo da Mensa Brasil instalado em seu dispositivo (links para download acima).
3. Como Solicitar um E-mail @testes.mensa.org.br:
Se você ainda não possui um e-mail @testes.mensa.org.br, siga os passos abaixo para solicitar um:
- Abra seu cliente de e-mail preferido e inicie a composição de uma nova mensagem.
- No campo “Para”, insira o seguinte endereço de e-mail: secretaria@testes.mensa.org.br
- No campo “Assunto”, escreva “Solicitação de E-mail Mensa”.
- Na seção de texto do e-mail, forneça seu nome completo e número de membro.
- Envie o e-mail. A resposta deve chegar dentro de alguns dias com suas credenciais do e-mail @testes.mensa.org.br
4. Acessando o App da Mensa Brasil:
Com seu e-mail @testes.mensa.org.br, você pode agora acessar o aplicativo da Mensa Brasil. Siga o passo-a-passo:
- Abra o aplicativo Mensa Brasil em seu smartphone.
- Você será recebido pela tela de login. Clique no botão “Entrar”.
- Você será redirecionado para o login do Google. Escolha o e-mail @testes.mensa.org.br com o qual deseja entrar.
- Após selecionar o e-mail, você será automaticamente redirecionado de volta para o aplicativo Mensa Brasil e sua carteirinha virtual deverá aparecer.
5. Adicionando a Carteirinha à Apple Wallet ou Google Wallet:
Depois de acessar sua carteirinha no app, você pode adicionar à sua carteira virtual. Siga o passo-a-passo conforme o sistema do seu smartphone:
Para usuários do iPhone:
- Na tela da carteirinha dentro do aplicativo, busque pela opção “Adicionar à Apple Wallet” e toque nela.
- Siga as instruções na tela para adicionar a carteirinha à sua Apple Wallet.
Para usuários do Android:
- Na tela da carteirinha dentro do aplicativo, busque pela opção “Adicionar à Google Wallet” e toque nela.
- Siga as instruções na tela para adicionar a carteirinha à sua Google Wallet.
- Lembre-se de que só é possível ter a carteirinha em um dispositivo por vez na Google Wallet.
Perguntas Frequentes (FAQ)
P: Não tenho e-mail @testes.mensa.org.br. O que faço?
R: Solicite a criação do seu e-mail enviando um e-mail para secretaria@testes.mensa.org.br contendo seu número de membro. Somente membros ativos têm acesso ao e-mail.
P: Tenho e-mail, mas esqueci minha senha. Como recupero?
R: Tente a recuperação de senha. Se não funcionar, envie um e-mail para a secretaria.
P: Posso baixar o app e ter minha carteirinha em mais de um dispositivo?
R: Sim, desde que você se autentique com seu e-mail e senha da Mensa. No entanto, sua carteirinha não pode estar em mais de uma Google Wallet simultaneamente.
P: Não consigo acessar a carteirinha com o meu e-mail de responsável de JB. O que faço?
R: Apenas os e-mails dos JBs têm acesso à carteirinha. Utilize-os para fazer login.
P: Estou tendo o erro: “Seu e-mail não está cadastrado em nossa base”. O que faço?
R: Envie um e-mail para a secretaria contendo seu endereço de e-mail @testes.mensa.org.br, seu número de membro e seu nome completo.
P: Recebi o erro: “A sua anuidade ainda não foi paga. Realize o pagamento e tenha acesso ao app”. O que faço?
R: Verifique se já realizou o pagamento da anuidade referente a 2024. Note que as anuidades são cobradas uma vez por ano e vencem sempre no dia 31/07. Mesmo que você já tenha pago esse ano, não significa que a sua anuidade de 2024 está paga. O valor é sempre cobrado pela anuidade cheia, e não proporcionalmente.